sábado, 12 de março de 2016

Oposição de Júpiter

Olá, Gostaria de compartilhar com todos os amigos que leiam o blog uma foto que registrei da câmera de smarphone mesmo do planeta Júpiter, o gigante gasoso na trilha do MORRO DO SAPO em Blumenau - SC.

Pra quem não estava sabendo.. Uma vez a cada treze meses a terra se posiciona diretamente na linha entre Júpiter e o Sol. Os astrônomos chamam este evento como a “Oposição de Júpiter”.



Primeiro nascer do sol registrado no morro do sapo blumenau





Esta posição permite que o astro esteja totalmente iluminado pelo Sol e em seu ponto mais próximo da Terra. A combinação destes efeitos torna Júpiter, quando atinge o ponto mais alto no céu, o objeto mais brilhante no céu noturno e o segundo planeta mais brilhante depois de Vênus. No entanto, Vênus brilha apenas durante o dia, enquanto Júpiter ficará iluminado durante toda a noite.



Júpiter nascerá no leste ao pôr do Sol e subir ao seu ponto mais alto a meia-noite, se posicionando a oeste ao fim da madrugada. Como se encontra no lado oposto do Sol poderá ser visto em qualquer momento da noite, mas será especialmente visível depois da meia-noite.

“Estará na direção oposta ao sol, depois de escurecer, e totalmente iluminado permite seja bem visível, mas a órbita de Júpiter ainda está muito longe da nossa”, explica Juan Antonio Bernedo, chefe do planetário de Madri, lembrando que a observação de Júpiter também é possível em qualquer outra noite sem telescópio. mais não com tanta nitidez e intensidade.

Em 22 de maio será possível observar a oposição de Marte. A aproximação de nosso planeta com a órbita de Marte permitirá que ele veja visto totalmente quando a Terra estiver em posição entre o Sol e Marte.

Indioê Alan Autovicz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário