O Instituto Manoa, através de seu pesquisador Indioê, recebeu o renomado pesquisador Keller Lucas, para uma breve conversa sobre "arte rupestre de Santa Catarina". Keller Lucas é conhecido como pesquisador autodidata de arte rupestre à cerca de 30 anos e autor de projetos de levantamento de potencial arqueológico em diversos municípios de Santa Catarina, também é autor de livros importantes sobre o assunto como "Arte Rupestre na Ilha do Campeche" obra utilizada pelo IPHAN no processo de tombamento da ilha como Patrimônio Histórico e Ecológico da Nação.
Encontro com Keller Lucas
Na ocasião tive o imenso prazer e satisfação de conhecer e poder trocar experiência com esse grande pesquisador do qual eu sou muito admirador de seu trabalho e trajetória profissional na cidade de Florianópolis, no mês de fevereiro de 2015.
Em um processo de preparação para uma expedição á Ilha do Coral, no município de Garopaba e buscando mais informações e referências sobre o local, eu contatei o sr keller Lucas para uma conversa de algumas horas onde me relatou suas experiências de pesquisador na época de seus estudos por la na década de 70.
Para finalizar o encontro recebemos de presente do keller um catálogo de seu estudo conceituado na ilha do Campeche e na ilha de Santa Catarina contendo fotos exclusivas e de uma importância enorme para qualquer pesquisador do assunto.
Aqui deixo a minha palavra de agradecimento e respeito ao sr keller Lucas por esse encontro.
Informações sobre o pesquisador:
Membro e conselheiro da Bradshaw Foundation (organização internacional de pesquisa de arte rupestre) e membro da SIARB (organização que congrega os pesquisadores da América Latina).
Participou de 2 Congressos Internacionais de Arte Rupestre. Um em Flagstaff, Arizona, EUA em 1994 e o outro em Cochabamba, Bolívia em 1997.
Possui o website www.kelerlucas.com.br que contêm o maior arquivo de arte rupestre de SC, com média de 5.000 visitas mensais, onde podem ser acompanhadas as pesquisas.
Indioê Alan Autovicz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário